quarta-feira, 13 de maio de 2009

Avril Lavigne



Avril Lavigne  (Belleville, Ontário, 27 de setembro de 1984) é uma cantora e compositora de rock, pop rock e pop punk do Canadá. Seus três álbuns, "Let Go" (2002), "Under My Skin" (2004) e "The Best Damn Thing" (2007) venderam mais de 30 milhões de cópias no Mundo todo, sendo que desses 625 mil só no Brasil segundo a ABPD e seus DVDs My World, Live at Budokan, venderam cerca de 2,750 milhões de cópias em todo o mundo.

História

Anos 1984 - 2001


Filha de John e Judy Lavigne, Avril Ramona Lavigne nasceu em uma família católica de classe média, em Belleville, Canadá. Poucos meses depois, mudou-se para Napanee,no mesmo país,onde a sua pré história começou. Cantava canções Gospel e música country desde os 2 anos de idade. Inicialmente, Avril cantava em corais na Igreja da cidade, mas logo começou a cantar em feiras e exposições de gado. Avril aprendeu a tocar sozinha a guitarra de 6 cordas de seu pai, quando ela tinha apenas 12 anos de idade. Sua mãe,Judy Lavigne deu-lhe o apelido de Little Song Bird ("Pequeno Passarinho Cantor").

Seu primeiro empresário, Cliff Fabri, notou um "algo a mais" em Avril quando ela tinha quatorze anos de iade, e estava cantando numa livraria.Pouco tempo depois Avril teve seu momento de fama ganhando um concurso para cantar no palco com Shania Twain,famosa cantora de música country.Em uma promoção de rádio local,em frente a um público de aproximadamente 20.000 pessoas.Foi nesse dia que a garota decidiu o que faria da vida.Depois disso chegou a fazer uma participação no CD country/gospel "Quinte Spirit", de Stephen Medd.

Aos quinze, seus pais concordaram em mandá-la para Nova Iorque, para tentar a carreira de cantora, mas em sua primeira visita á cidade, um homem pensou que Avril era uma prostituta andando pelas ruas.Por isso ela carrega um canivete na carteira desde aquele incidente ocoriido. Avril tinha descoberto sua paixão pelo rock, Lá, gravou sua primeira fita demo, que chamou a atenção de Antonio "L.A." Reid, o qual gostou da atitude da garota.Então mudou-se de cidade para Los Angeles, onde começou a trabalhar com Clif Magness e o grupo de compositores conhecidos atualmente como The Matrix o contrato foi fechado em dezembro de 2001 e, a partir daí, começaram os preparativos para seu primeiro álbum: o elogiado Let Go, que atingiu o sucesso mundial com o vídeo Complicated.

Em 2004, após se afastar dos palcos por dois anos, Avril lança o disco Under My Skin, que revela uma cantora mais madura, mais dark e com um estilo muito mais de rock.
Após a maior turnê da sua carreira, a Bonez Tour, terminada em São Paulo no dia 25 de setembro de 2005, Avril decide tirar férias e casa-se com Deryck Whibley, o vocalista do Sum 41. Nesse período, ela muda radicalmente de estilo, posa para revistas de moda vestindo Chanel e Gucci. Isso a torna muito criticada pelos antigos fãs, mas atrai um público adolescente muito maior.

Em 2007, mais precisamente no dia 17 de abril, lança The Best Damn Thing, com um estilo um pouco mais pop e mostrando uma Avril mais feminina. O disco foi um grande sucesso, após três anos sem um trabalho inédito nas lojas, e vendeu cerca de 800 mil cópias na primeira semana de lançamento. Em 2008, Avril lança um de seus maiores projetos - "Abbey Dawn" - sua própria grife de moda, que inclui saias, blusas incrementadas, acessórios e outros artigos. Com uma bela campanha com a música "Love Revolution", a grife vem recebendo elogios e críticas por parte da mídia.

Anos 2002-2007

Let Go


Esse foi o primeiro disco de Avril depois de todas as músicas compostas o CD estava pronto para ser lançado com o nome de "Anything But Ordinary", mas antes mesmo do disco chegar as lojas o mesmo foi trocado para "Let Go", como conhecido atualmente. Seu primeiro single foi "Complicated" e surpreendeu a todos com tamanho sucesso, mantendo-se durante 5 semanas em 1º lugar nas vendas britânicas. Com isso avril entra para o livro do Guinness World Records em 2005 por ser a mais jovem cantora a chegar nas paradas britanicas. No Brasil esse single fez muito sucesso alcaçando as músicas mais tocadas e na MTV brasileira com a música mais tocada no verão de 2002.

Seu segundo single chegou em outubro, "Sk8ter Boi". Junto com ele vinha o título de Sk8ter-girl além de vários prêmios como "Artista Revelação" no VMA, aonde se apresentou com "Complicated". - 8 milhões, esse foi o número de cópias que "Let Go" vendeu antes mesmo de 2003 ganhando 4 discos de platina,sendo certificado seis vezes platina nos Estados Unidos. Foi o álbum de uma cantora mais vendido de 2002 e o álbum de estréia mais vendido de 2002.

Chegando então o novo ano, Avril foi indicada a vários prêmios importantes: Indicação ao Grammy com "Artista Vocal Feminino", "Melhor Artista Revelação", "Música do Ano", "Melhor Performance Vocal Rock Feminino" e "Melhor Álbum Vocal pop". Mesmo com tantas indicações e com o início de sua turnê "Try To Shut Me Up Tour" (em português: "Tente calar minha boca") Avril não levou nenhum prêmio do festival. Mas Avril ganha no Grammy canadense o Juno Awards com 4 premiações com o melhor single Complicated, melhor álbum Let Go, melhor álbum pop e Artista-Revelação.

"I'm With You" e "Losing Grip" seus últimos singles foram lançados com o espaço entre eles de 1 mês, ambas músicas preferidas da Avril neste álbum. Avril chega com a regravação de "Knockin' on Heaven's Door", de Bob Dylan para o CD "Peaces Songs" para ajudar crianças vítimas da guerra como mostra o próprio video da música feito pela Avril. Indicações e mais indicações para Avril a fazem levar 4 dos 5 prêmios dos quais disputou no Juno Awards e ainda pouco tempo depois gravar "Fuel" em homenagem a banda Metallica para "MTV Icon". Junto com a filha de Ozzy Osbourne, Kelly, Avril apresentou o MTV Video Music Awards de 2003.
Under My Skin
Avril na Turnê Bonez Tour


Lavigne cresceu. Os dois anos que sucederam o lançamento de "Let Go" viram florescer uma artista mais madura e consciente de seu trabalho. "Under My Skin", lançado 25 de maio de 2004, Avril preferiu não usar palavrões em suas músicas. Antes do início de 2004 Lavigne lança em novembro seu primeiro DVD. No início do ano seguinte o primeiro single do novo álbum vaza na internet o chamado "Don't Tell Me". Antes do mesmo acontecimento Lavigne faz uma mini turnê por shoppings acompanhada de Evan, para divulgar o mesmo. Jesse anuncia que sairá da banda para dar lugar a Craig Wood ex-participante da banda GOB. Destacam-se no canções com melodias marcantes ("Freak Out") e climáticas ("Forgotten", "Nobody's Home"), que revelam um lado mais sombrio de Avril Lavigne. O álbum tem a produção de Butch Walker (do grupo Marvelous 3), Raine Maida (do Our Lady Peace) e Don Gilmore (Linkin Park, Pearl Jam). Avril assinou uma canção com o ex-guitarrista do Evanescence, Ben Moody.O novo álbum da canadense já estourava em todo mundo.Em apenas uma semana já era disco de platina no Japão e a parada britânica chegando em 1° lugar de vendas, Billboard, registrava a vendagem de 3 milhões de cópias ocupando a primeira posição. Mal voltara a mídia e a rockstars já era vítimas de boatos sobre sua vida pessoal e amorosa, que envolvia o vocalista da banda Sum 41, Deryck Whibley. Após "Don't Tell Me" chega as lojas o segundo e o terceiro single do álbum "Don't tell me", "My happy ending" e "Nobody's Home" respectivamente. O CD "Under My Skin", após 2 semanas consecutivas na primeira posição dos mais vendidos no Hot 100 Brasil,alcança 190 mil cópias no Brasil, recebendo a certificação de platina, segundo o site ABPD. Vendeu cerca de 10,5 milhões de cópias em todo o Mundo e foi certificado três vezes platina pela RIAA. "Fall to pieces" e "He Wasn't" são os últimos singles lançados e após tantas especulações vem a confirmação de que a faixa 10 do álbum de Avril Lavigne não teria clipe. Mais um ano fechado com chave de ouro por Avril que durante o mesmo ganhou dentre tantos o premio "Melhor Artista Canadense", no Much Music Awards 2004. A faixa que fecha o álbum, "Slipped Away", foi composta por Avril em homenagem à seu avô que tinha falecido durante seu show em Dublin com sua turnê Try To Shut Me Up Tour no ano de 2003. Após o lançamento desse álbum, Avril partiu em uma mega turnê mundial, denominada The Bonez Tour. A turnê, que obteve grande sucesso, foi encerrada em terras brasileiras.

The Best Damn Thing

Em 2007, mais precisamente no dia 17 de abril, lança The Best Damn Thing, com um estilo um pouco mais pop e mostrando uma Avril mais feminina. O disco foi um grande sucesso, após três anos sem um trabalho inédito nas lojas, e vendeu cerca de 800 mil cópias na primeira semana de lançamento. Em 2008, Avril lança um de seus maiores projetos "Abbey Dawn" sua própria grife de moda: saias, blusas incrementadas, acessórios e outros artigos. Com uma bela campanha com a música "Love Revolution", a grife vem recebendo elogios e críticas por parte da mídia. The Best Damn Thing é o terceiro álbum de Avril, lançado em 17 de Abril de 2007. Conta com a presença de Dr. Luke (que já trabalhou com artistas como Kelly Clarkson, Pink, Lady Sovereign e Daughtry), seu marido Deryck Whible
y (da banda Sum 41), Rob Cavallo (já trabalhou com Green Day, Goo Goo Dolls, My Chemical Romance e Jewel) e Butch Walker. Travis Barker (um dos ídolos de Avril, ex-Blink 182, atual +44) também gravou a bateria de algumas músicas do álbum (além da B-side Alone). A proposta de Avril para seu terceiro álbum de estúdio foi de um disco alegre, auto confiante, agitado e diferente de tudo que ela havia feito até o momento, já que estava se sentindo completamente feliz e apaixonada com a vida de casada. Com este cd, é a primeira vez que Avril trabalha com instrumentais oficiais, usadas para os episódios de seu mangá "Make Me 5 Wishes". Abandonou o estilo "dark" e apostou num criticado visual que varia entre o velho glam-rock com o atual pop punk. Tendo como singles (canções de trabalho) até agora: Girlfriend, Girlfriend Remix (com participação da rapper Lil' Mama), When You're Gone, Hot e The Best Damn Thing. Vendeu cerca de 5,5 milhões de cópias no mundo, sendo o quarto álbum mais vendido de 2007 e o mais vendido da em 2007. Só sua canção Girlfriend foi a mais que recebeu vendas de música digital no mundo com 7,5 milhões de downloads em 2007. No Brasil recebeu a certificação de platina repetindo o seu sucesso anterior o Under My Skin com 125 mil cópias vendidas em 2008. Recentemente, o vídeo para o single Girlfriend, atingiu 100 milhões de visualizações no YouTube, tornando-se o vídeo mais visto de todos os tempos no site. Avril passa a ser destaque nas MTV's do mundo e o seu terceiro álbum confirma o sucesso, aparecendo em 10º lugar na lista dos "10 melhores álbuns de 2007" da revista "The Magazine". Avril foi a grande ganhadora no EMA 2007(Europe Music Awards), única concorrente a vencer em mais de uma categoria, levou os prêmios de música mais viciante e melhor artista solo. Até hoje, o álbum da cantora já vendeu mais de 5,5 milhões de cópias no mundo.

Outros trabalhos

Covers


Avril Lavigne fez um cover da música "Fuel" da banda de heavy metal Metallica durante o MTV Icon 2003.

Avril gravou um hit de John Lennon a música "Imagine" do álbum Instant Karma: The Amnesty International Campaign to Save Darfur. Avril fez um cover do hit "Iris", da banda Goo Goo Dolls.

Fez um dueto de uma música com John Rzeznik no Fashion Rocks Concert em 2004, com produção de Eric Book. Realizou uma performance ao vivo de "It Is Time for a Love Revolution", do cantor Lenny Kravitz.

Outra aparições

Avril apareçeu nos vídeos "Hundred Million", da banda de pop-punk Treble Charger, e "Bethamphetamine (Pretty, Pretty)", do cantor de hard rock Butch Walker. Também lançou um mangá chamado Avril Lavigne's Make 5 Wishes, do qual é protagonista e também a responsável pelo roteiro.


Por Jaziel Theodolino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário