terça-feira, 7 de abril de 2009

MORRE AOS 82 ANOS O SAXOFONISTA DE JAZZ BUD SHANK ::


Fonte: Bud Shank.com / Marcella

O saxofonista e flautista Bud Shank, renomado músico de jazz nos Estados Unidos, morreu na última quinta-feira aos 82 anos, informou seu site oficial. Ele morreu em sua casa no Arizona devido a problemas pulmonares, disseram amigos do músico. Ele havia acabado de voltar de uma viagem à Califórnia para gravar um novo disco.

Nascido em Dayton, no Estado de Ohio, Shank começou a carreira tocando com o saxofonista Charlie Barnet na Carolina do Norte. Nos anos 40, se mudou para a Califórnia e tocou com grandes nomes como o trompestista Shorty Rogers e com o pianista Stan Kenton.

A celebração definitiva de sua carreira viria nos anos 50, quando protagonizou com outros músicos da Califórnia a criação do West Coast ou "cool jazz", estilo mais soft que mesclava elementos inovadores do bebop com influências europeias.

Shank também foi um dos primeiros jazzistas americanos a explorar a música brasileira, tendo trabalhado com Sérgio Mendes, Laurindo Almeida e João Donato, entre outros.

O músico também tocou com o compositor e citarista indiano Ravi Shankar. Fez também o solo de flauta original do clássico "California Dreamin", do The Mamas & The Papas.

Na cena pop, conseguiu emplacar o álbum "Michelle", uma coleção de covers, em 1966 na lista dos mais vendidos da Billboard.

Em 2007, Shank formou sua própria Big Band, e estava gravando seu novo disco em San Diego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário