sábado, 23 de maio de 2009

♪ Sobre o apoio da cena. ♪

Por: Vinicius Aliprandino

Nos últimos anos, o Hardcore vem perdendo muitas de suas bandas. Isso é algo que realmente preocupa e também necessita de uma explicação.Como exemplos podemos citar Noção de Nada , Deluxe Trio, Street Bulldogs. Claro que bandas novas surgem de tempos e tempos, mas nem todas essas bandas são a verdadeira cena. Grande parte delas estão mais preocupadas em vender e fazer sucesso do que em tocar aquilo que gosta, sem visar dinheiro e na luta por um ideal. Claro que não podemos deixar de citar bandas novas e com um hardcore sincero, como Faina (CE), Plastic Fire (RJ), Morto Pela Escola (ES), Auria (ES), Índex (SP) e algumas que já estão a mais tempo na cena e ainda com muito gás, como é o caso de Nitrominds, Confronto, Colligere, Good Intentions, Cólera, Dead Fish, Mukeka Di Rato e Gritando HC. No caso do Dead Fish, por exemplo, temos o novo álbum da banda, Contra todos, que nos faz lembrar os álbuns antigos mas também sem cair na mesmice. Então já que temos essas bandas na ativa e com força total, precisamos saber dar o apoio a cena, não basta apenas ouvir, é necessário ir aos shows, ver o que essas bandas tem pra falar. Outro aspecto importante que é bastante comum nos shows da cena, é o fato de o publico dessas bandas frequentarem os shows apenas quando alguma das grandes e já consagradas pela cena estão tocando.

Quando o show é apenas de bandas pequenas e mais novas o publico é menor, isso é até normal, mas algumas vezes chega a ser desanimadora a tamanha falta de apoio que essas bandas recebem dos membros de sua cena. Em outras vezes acontece em as bandas precisarem de vender ingressos em troca de terem seu espaço no palco. Algumas casas exigem que as bandas vendam um numero X de ingressos, caso contrario ela não tocará no show. Então nesse ponto já não cabe apenas aos indivíduos da cena, mas também as bandas, em não apoiarem esse tipo de acordo, com o objetivo de que as condições das casas mudem.

Então, já que muitas das bandas de nomes, mais velhas e mais novas de estrada e ate as mais novas tenham encerrado seus trabalhos, talvez seja hora do publico fazer sua parte, começar a freqüentar os shows para dar apoio a essas bandas, por menor que sejam os shows e por menos que as bandas tenha uma fama dentro da cena, caso contrario esse índice lamentável de bandas com um propósito sincero a maneira que tem que ser a cena punk e hardcore acabando, tende a aumentar e toda aquela superficialidade musical fabricada para vender que a mídia procura e que não agrada a quem faz realmente parte da cena e que tem crescido muito por ai e muitas vezes usando o nome do Hardcore para vender, tende a aumentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário